quinta-feira, 22 de março de 2012

Heliópolis revela o retrato do abandono e do desperdício


                          Landisvalth Lima
Ruas com esgoto a céu aberto
Crianças brincam ao lado de muito lixo
A falta de planejamento público para desenvolver os municípios brasileiros é do conhecimento de todos. Na nossa região, a palavra planejamento nem mesmo faz parte do vocabulário da maioria esmagadora dos nossos prefeitos. Se levarmos em conta a administração de Heliópolis, a palavra planejamento só é levada em conta quando algum projeto ou obra traga dividendos pouco recomendáveis para que os políticos de plantão continuem usufruindo do poder. O governo Walter Rosário só se mostra competente para fazer obras pequenas com grandes recursos ou festas de 3 dias com mais de meio milhão de reais, como o tradicional São Pedro de Heliópolis.
Mercado abandonado
Para constatar o que aqui digo, basta olhar para o estado do nosso açude Pindorama. Se não quiser ir longe, dê uma olhadinha nas nossas ruas e praças. O lixo marca presença, mesmo com os quase 90 mil mensais gastos com a empresa vencedora de uma licitação mentirosa. Os esgotos correm nas ruas secas e esturricadas pela seca inclemente. Enquanto isso, quase um milhão de reais são gastos todos os anos com festas e eventos. Cerca de 300 mil reais são gastos com advogados, consultorias e internet, sem falar nos 200 mil aproximadamente gastos com diárias, boa parte disso indo para o bolso faminto do prefeito. Não que estes gastos não sejam comuns numa administração, mas nunca jamais num montante tão exagerado.
Patrimônio abandonado
Mas o mapa da incompetência ou da má vontade da administração do pseudo comunista Walter Rosário está em duas obras: o Mercado Municipal e o Galpão de Hortaliças. O abandono destes dois prédios públicos monstra o nível de comprometimento de uma administração que veio para corrigir erros das anteriores. Veio para mudar. Mas não se muda nada quando a intenção é fazer da política um negócio. O mercado está interditado para ser mercado de carne, mas poderia ser aproveitado para muitas coisas. Enquanto a Prefeitura gasta consideráveis somas em aluguel de imóveis, o prédio construído pelo Governo da Bahia e entregue à administração de Heliópolis hoje é depósito de carro quebrado do PSF do Tijuco, de canos de irrigação de um projeto abandonado e de coisas diversas. O lugar indica abandono e reflete o quanto de desperdício fizeram com o dinheiro público.
Galpão das Hortaliças: abandono
Nos dois prédios, a dinheiro de hoje, foram torrados algo em torno de 1 milhão de reais. Dinheiro atirado pela janela que só serviu para unir nenhum lugar a coisa nenhuma e que vai se perder com a ação deterioradora do tempo. Dinheiro que faltou para contratar mais médicos, para permitir que houvesse mais remédios e material hospitalar, para pagar melhor aos professores, para calçar as ruas e fazer o devido saneamento básico. Além da corrupção visível na administração Walter Rosário, agora também podemos acrescentar o desperdício do dinheiro público aplicado.
DOCUMENTÁRIO
Situação interna do Mercado Municipal
Já está em estudos a realização de um documentário em nossa região sobre a questão da educação. A ideia é revelar a patologias que emperram o desenvolvimento educacional. Este articulista já está montando a equipe que visitará todos os municípios que fazem parte da região do Semiárido Nordeste II. O plano é colocar o documentário no CURTA-SE de 2013 e inscrevê-lo do DOC-Brasil do Ministério da Cultura.
O mercado é depósito de projetos fracassados
GAMA EM WASHINGTON
O pré-candidato do DEM a prefeito de Heliópolis Gama Neves já está em solo americano. Ele só retornará dia 29 de março. Lá terá vários encontros e palestras e manterá contato com prefeitas que tiveram boas experiências administrativas. O ponto de partida será Washington-DC. Também visitará as cidades de Fairfax e Vienna, no estado da Virgínia. A lista completa da comitiva do DEM, com candidatos de vários municípios do país, é:
 
ADROALDO DAL MASS      
BENTO GONÇALVES - RS    
ANTONIO JOAQUIM TOMAZINI FILHO
SÃO BENTO DO SUL - SC
AUGUSTO BEZERRA DE ASSIS FILHO
NOSSA SRA DO SOCORRO - SE
CARLOS ANTONIO ARAUJO DE OLIVEIRA
CAJAZEIRAS - PB
EUGENIO JOSÉ ZULIANI
OLÍMPIA - SP
INÊS MARIA PARMEGGIANI
MINEIROS - GO
IOANNIS KONSTANTINOS GRAMMATIKOPOULOS 
MURIAÉ - MG
JOAREZ LIMA HENRICHS
BARRACÃO - PR
JOSÉ GAMA NEVES
HELIÓPOLIS - BA
LUIZ CARLOS SETIM
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR
LUIZ FRANCISCO DE ARRUDA COSTA
ITÚ - SP
ORLANDO ANGIOLETTI JÚNIOR
BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC
MILTON CORLATTI
CAXIAS DO SUL - RS
NEIVON BEZERRA DE SOUSA
PARAISO DE TOCANTINS - TO
RONALD FARIA CRESPO
ITAPERUNA - RJ
LARISSA OLIVEIRA ANDRADE FREITAS
ASSESSORA DE IMPRENSA

UM DIA DE TCM
Ana Dalva passou o dia inteiro no Tribunal de Contas dos Municípios, na cidade de Serrinha, e saiu de lá com muita dor de cabeça e irritação visível. Disse apenas uma expressão: “A coisa está ficando pior do que eu pensava!”. A situação de Heliópolis é triste. Vem aí mais uma enxurrada de denúncias. Ela só lamenta uma coisa: “Estou só, quando se trata da ajuda de políticos. Espero que o povo não me abandone, porque a luta será grande!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário