terça-feira, 13 de novembro de 2012

"Quando é que vamos colocar os interesses do povo em primeiro lugar?"

     Em discurso proferido no plenário da Câmara Municipal de Heliópolis, Ana Dalva diz que a casa esteve mais preocupada em servir ao prefeito que servir ao povo. 
              Veja discurso na íntegra:

Exmº Sr. Presidente desta casa legislativa, caros colegas, autoridades, minhas senhoras e meus senhores.
Estamos chegando ao fim de mais um período legislativo de 4 anos e o que temos hoje de positivo nesta casa é muito pouco. A Câmara de Vereadores de Heliópolis sempre esteve mais preocupada em servir ao prefeito que servir ao povo. Digo isso porque este ano perdemos mais uma oportunidade de pagarmos um pouco do que devemos à população de Heliópolis. Hoje temos a segunda votação de um Orçamento que é a cara do desprezo que a atual administração faz com a coisa pública. Pensei que com mais dois colegas na oposição poderíamos fazer uma pequena mudança num orçamento que já completa sete anos com os mesmo erros. O sistema é da Freire Informática, a mesma empresa que prestou serviços ao prefeito anterior e ao atual e que cobra uma fortuna ao município para continuar errando todos esses anos. Vejamos se não estou certa. Quem leu o Orçamento vê um erro de ortografia da palavra MUSEU, que aparece no orçamento grafada como MUSEO. Este erro vem desde o primeiro documento apresentado já no meu primeiro ano de mandato aqui nesta casa. Além disso, vejamos alguns absurdos: 
Gastos com segurança pública – 18 mil
Assistência ao idoso – 24 mil
Assistência ao portador de deficiência – 12 mil
Ensino médio – 10 mil
Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico – 2 mil
Saneamento básico Rural – 10 mil
Preservação e conservação ambiental – 5 mil
Saneamento Urbano – 28 mil
Promoção Industrial – 4 mil
Comunicação social – 2 mil reais
Vale dizer que estes valores são anuais. Qual o prefeito que fará alguma coisa séria com um Orçamento destes. Como vamos cuidar de segurança pública com 1.500 reais por mês. Como vamos acabar com os esgotos nas ruas com apenas 2.300 reais por mês. Isto é piada.
Mas ainda temos coisas interessantes. No Orçamento da Secretaria de Administração temos duas rubricas que me chamara atenção: uma fala da Construção de um centro administrativo. Valor reservado para tal empreitada 4.276,00. Será que dá para pagar ao pedreiro? Mais adiante temos a rubrica Programa de valorização do servidor municipal. Sabe quanto a prefeitura vai gastar nisso: 2 mil reais.
A falta de seriedade é tanta que para a rubrica Ação de Planejamento e Realização de Eventos há 249 mil reais e ainda estão reservados mais 243 mil reais. Com o 100 por cento de suplementação, isso pode chegar a quase 1 milhão de reais. Um absurdo! Vejam ainda que para Manutenção de um Conselho Municipal de Educação, que não existe, a prefeitura coloca no Orçamento 20 mil reais, mas só quer gastar 15 mil reais com a recuperação física das escolas do município, muitas hoje em estado de miséria total. Para completar, o Orçamento apresenta uma rubrica para construção de Casas de Farinha, isso mesmo, “Casas”, no plural, com apenas 4 mil reais. Também quer construir uma Fábrica de Polpa de Caju com os mesmos 4 mil reais. Há ainda outras pérolas:
  Museu de Heliópolis (grafado como MUSEO) 2 mil
  Centro de Artesanato – 2 mil
 Implantação do parque infantil “Cidade das Crianças” – 1 mil
  Construção de campo de futebol – 1 mil
  Construção de Pontes – 1 mil
E para quem acha que é possível, o Açude de Heliópolis poderá ser revitalizado por apenas 2 mil reais. E para aqueles que dependem da saúde pública, a Farmácia Básica será mantida pelo valor anual de 30 mil reais. Isto não é um Orçamento é um conjunto de piadas de mau gosto com o povo de Heliópolis. Eu esperava que os vereadores, pelo menos este ano, sentassem e começassem a mudar esta realidade, mas parece que é mais fácil votar a favor e fazer de conta que tudo está bem. Não está! O próximo prefeito não pode administrar com um Orçamento como este. Quem votou em Ildinho e votar a favor de um Orçamento como este não está querendo o bem da próxima administração ou não está se importando com o que vai acontecer no próximo ano. Ainda podemos mudar isso. Será que os vereadores não desejam melhorias para as comunidades que os elegeram? Eu quero que o calçamento da rua Isaías Ribeiro seja concluído, quero a conclusão do calçamento da Farmácia, quero a urbanização do Santos Dummont, quero água encanada para o Arrozal e nada disto está contemplado no Orçamento. Será que vamos perder novamente a chance de transformar esta casa na voz do povo ou vamos colocar de novo esta câmara aos pés do prefeito para dizer apenas amém. Aqui há uma prática condenável de não fazer sua parte e esperar que o prefeito sozinho resolva tudo. Não pode ser assim. A Câmara tem que fazer sua parte e depois chamar o prefeito e dizer quero calçamento aqui, construção de sala ali, esgoto acolá. Tenho certeza que prefeito nenhum vai deixar de ouvir vereador. O problema é que ninguém faz nada e só se curva para dizer amém, se for do lado do prefeito, ou votar contra se for adversário. Quando é que vamos colocar os interesses do povo em primeiro lugar?
É o que tinha para hoje, obrigada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário