sábado, 9 de março de 2013

Câmara Municipal e Prefeitura promovem homenagem à mulher




Depois da passeata, as mulheres foram para a Câmara Municipal

O público prestigiou o evento
na Câmara

Ana Maria (Santaninha)
1ª Dama
Na comemoração ao Dia Internacional da Mulher em Heliópolis foram realizados dois eventos inéditos nesta última sexta-feira (08). O primeiro foi uma caminhada organizada pela Prefeitura Municipal de Heliópolis, sob o comando de todas as secretarias municipais, notadamente a Secretaria de Ação Social. A passeata, programada para as 16 horas, saiu com um atraso de 1 hora e meia por motivo de falecimento de um aposentado. O evento teve como ponto inicial de caminhada o CRAS – Centro de Referência e Assistência Social – culminando com discursos, entrega de prêmios em frente à Secretaria de Ação Social, na Avenida 7 de Setembro, no centro.
Fátima, assistente social

Núbia, da Igreja Batista
O segundo evento teve início por volta das 19:30, na Câmara Municipal de Heliópolis. Foi uma Sessão Solene requerida pelo vereador Giomar Evangelista e aprovada por unanimidade na última sessão ordinária. Compareceram ao evento os vereadores Giomar Evangelista, Claudivan Alves, Ronaldo Santana e a vereadora Ana Dalva, que preside o parlamento. Mas o dia foi das mulheres e só elas usaram a palavra no Plenário. Também marcaram presença no evento o prefeito Ildefonso Andrade Fonseca e o vice José Gama Neves, mas foram só prestigiar. As mulheres se revezaram no plenário dando um show de informações sobre como nasceu o Dia Internacional da Mulher, todas as conquistas nas diversas áreas da sociedade, também sobre ainda as dificuldades existentes, os preconceitos e discriminações, as perspectivas para o futuro e até sobre a Lei Maria da Penha.
Verônica Santos, comunicadora
e representante da Igreja Deus é Fiel

Dra. Maria Andrade, coordenadora
e delegada dos Direitos Humanos

Professora Soraia

Rose, agente comunitária
de saúde
A vereadora Ana Dalva, que presidiu a sessão, fez questão de convidar todas as mulheres que contribuíram e contribuem de forma decisiva para a evolução da sociedade heliopolitana. Estavam presentes a 1ª vereadora no parlamento de Heliópolis, Zélia Maranduba, e a primeira mulher a presidir o parlamento, a própria Ana Dalva. Foram ainda lembradas a ex-vice-prefeita Evanildes Fontes (Dona Vanda) e ex-vereadora Josefa Naudija (Naudinha).
Zélia Maranduba, 1ª vereadora
e Secretária Social

Ivana, conselheira tutelar

Suzana, esposa do vereador
Giomar

Tânia, da Assembleia de Deus
Representando os vários segmentos na administração pública, usaram a palavra Ana Maria Fonseca (Santaninha) – Primeira Dama do município, A agente de saúde Rose, a psicóloga Verônica, a enfermeira Ana, a assistente social Fátima, a coordenadora Maria Andrade (delegada dos Direitos Humanos), a professora Soraia, a conselheira tutelar Ivana Ribeiro, a representante da Igreja Assembleia de Deus, Tânia – da Igreja Batista, Núbia – da Igreja Deus é Fiel, Verônica Santos – da Igreja Católica Irenalda Ribeiro – representante das funcionárias da Câmara Municipal, Flávia Costa, além de Joana Darte Emídio, da Heliópolis FM, Ana Paula, esposa do vereador Ronaldo Santana, e Suzana Santos, que fez um discurso em nome de seu marido, o vereador Giomar Evangelista.  
O prefeito Ildinho marcou presença

A psicóloga Verônica

O vice Gama Neves garantiu a rosa
de Cristiane (esposa)

Flávia Costa, da Câmara Municipal
O evento, no seu todo, não foi só uma homenagem à mulher. Também pediu paz, clamou pelo fim da violência, orientou as mulheres a denunciar qualquer tipo de violência e exploração e também deixou claro, como disse a vereadora Ana Dalva, que tudo vai bem quando mulheres e homens caminham juntos, lado a lado, em busca sempre de uma sociedade mais justa e mais igualitária. ”A mulher não quer andar na frente do homem ou ficar no atraso. Queremos, ao lado dele, caminhar sempre, contribuindo com o que temos de melhor.”, concluiu a vereadora, encerrando a Sessão. Foram distribuídas rosas e houve um coquetel ao final do evento.
(Dê um clique nas fotos para ampliá-las. Reproduzido do Landisvalth Blog.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário